Mais do que acompanhar uma tendência, a transformação digital, acelerada pela pandemia, significa o despertar das empresas à urgência na corrida pela tecnologia para se destacar da concorrência, garantindo sua sobrevivência e espaço no mercado. Assim, a tecnologia virou protagonista no planejamento estratégico para o desenvolvimento do negócio. Já afirmava Bill Gates que os negócios que não estiverem inseridos na internet, estarão fadados ao fracasso, fato que se concretizou para muitas empresas durante a pandemia. Assim, modernizar a sua empresa com a tecnologia da informação deixou de ser um diferencial de grandes empresas para se tornar obrigatório para a sustentabilidade de qualquer negócio. Dessa forma, é preciso estar atento ao que há de mais inovador no mercado para se antecipar às novidades. Somente assim sua empresa pode conquistar o tão almejado “diferencial competitivo” e melhorar seu posicionamento no mercado.
Terceirização de TI
Formar um departamento interno de TI pode trazer inúmeros benefícios para o negócio, por garantir um maior controle sobre os processos, alinhamento estratégico das metas de TI com as metas do negócio e a redução do risco de vazamento de informações sigilosas da empresa. Apesar disso, é necessário colocar na balança se, de fato, vale a pena estruturar um departamento interno de TI.
De início, vale lembrar que contratar, muito além do sacrifício financeiro, é um esforço para capacitar, demanda tempo para o contratado pegar o ritmo da empresa e surge a necessidade de efetivar uma estrutura controlável e gerenciável, a partir de recursos humanos e ferramentas tecnológicas de gestão de equipes e processos específicos da área. Sobretudo para empresas em que estão buscando tracionar e o negócio ainda não tem segurança, condições financeiras e maturidade para desenvolver um departamento completo dedicado à tecnologia, a terceirização resolve esse problema. Ter profissionais “sob demanda” já qualificados, experientes e gerenciados por uma empresa externa pode garantir, além de muitos benefícios, a melhor relação de custo e retorno, no menor espaço de tempo possível. Enganam-se aqueles que ainda acreditam que a terceirização de TI diz respeito somente à serviços quando, na realidade, a locação de equipamentos e saas (software as a service) também se enquadram na terceirização de TI e possuem o mesmo propósito: garantir a eficiência operacional, reduzindo custos e agilizando os resultados das ações de tecnologia para o negócio.
Investimento em cibersegurança
Desde a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em 2018, a preocupação para garantir a efetivação da cibersegurança vem crescendo, sobretudo em um época em que tantas empresas dependem do meio digital para operar. Essa legislação chamou atenção sobretudo dos usuários, em que estavam acostumados a preencher formulários sem ler os termos de usos de dados das empresas. Assim, com a crescente digitalização dos canais de aquisição e aumento das transações online, tornou-se fundamental a adoção de práticas preventivas para garantir a confiabilidade dos usuários. Por um lado, a digitalização trouxe o benefício da comodidade para quem compra, por outro lado (para quem vende) escalou os resultados da operação a níveis jamais imaginados. O que não foi percebido, porém, é que os negócios estão cada vez mais dependentes da internet para atingir seus resultados. Os riscos dessa dependência geraram uma relação de causa e consequência em ataques virtuais cada vez mais poderosos por hackers especialistas em roubo de dados de empresas utilizando os chamados “ransomware”. Se o seu negócio ainda não possui estrutura e rotinas de segurança digital, ele está vulnerável a esse tipo de ataque – cada vez mais comum no Brasil. Os efeitos do malware é manter os dados corporativos como “reféns”, bloqueando a leitura da base de dados da empresa, por meio da criptografia das informações, até que a organização pague o resgate exigido pelos hackers para devolver a base de dados da empresa. Nesse desenrolar, as corporações podem ficar semanas sem operar, perder o acesso definitivo a toda sua base histórica de informações, e os prejuízos financeiros são consideravelmente maior do que o custo da prevenção. Cuidado: o barato não só pode sair caro, como pode quebrar seu negócio!
Integrações e automações de processo
Se na sua empresa você conhece algum funcionário que vive fazendo tarefas repetitivas e burocráticas, como dando baixa do estoque, disparando emails de cobrança ou até passando informações de um sistema para outro, saiba que, infelizmente ou felizmente, essas atividades podem ser automatizadas. A automação surge da necessidade das empresas otimizarem seus recursos de capital humano com a ajuda da tecnologia, com a finalidade de evitar custos e erros no gerenciamento manual bem como garantir maior agilidade operacional. Afinal, para o posicionamento estratégico da empresa, quanto mais tempo os funcionários puderem se dedicar ao seu trabalho, maior a produtividade e eficiência do negócio. Não somente, hoje em dia é cada vez mais comum que empresas utilizem diversos sistemas de diferentes fabricantes para rodar sua operação. Dessa forma, contudo, a sensação é de que as empresas vivem um “terror frankenstein” já que, com tantos sistemas diferentes, o acesso à informação torna-se uma tarefa difícil. Portanto, para que todos os sistemas usados para gerência, vendas, marketing, atendimento ao cliente, financeiro, tenham suas informações compartilhadas entre si de forma automática, as integrações são o caminho ideal para garantir uma empresa mais enxuta, eficiente, e dedicada ao que de fato importa para o negócio crescer.
Soluções Cloud
Antes da computação em nuvem, as empresas tinham que armazenar todos os seus dados e softwares em seus próprios servidores. Quanto maior a empresa, maior era a demanda de armazenamento de informações que, por sua vez, exigia-se uma infraestrutura cada vez maior e complexa. Essa maneira de tratar e armazenar dados não é escalável em velocidade, uma vez que aumentar a capacidade com a aquisição de equipamentos em um curto espaço de tempo, se torna muito custoso para as empresas. Nesse sentido, nunca foi tão vital conhecer as possibilidades que essa tecnologia pode desbloquear para seu negócio. É uma alternativa para você acessar dados importantes de qualquer computador, em qualquer lugar.
Hoje, a tecnologia em nuvem significa que as empresas podem escalar em velocidade, acessar dados importantes de qualquer computador em qualquer lugar, agilizar as operações e reduzir custos. Dentre as grandes vantagens competitivas que a solução oferece, destaca-se a desoneração de uma infraestrutura própria e custosa para armazenamento de dados, deixando seus dados protegidos por empresas especialistas. O melhor, é que só se paga pelo que se usa (pay per use), então, independentemente do porte do negócio, sem dúvidas elimina-se os gastos com aquisição de equipamentos imobilizados, para transformar em uma despesa mensal, (uma despesa operacional), otimizando, assim, o desempenho financeiro do negócio. Dentre os usos da hospedagem em nuvem, destacam-se: acesso remoto aos sistemas da empresa, armazenamento de site, email e documentos – com toda proteção e segurança garantida por especialistas! Adaptação ao remoto
Business Analytics
“O que não pode ser medido não se pode ser mensurado” , a célebre máxima de Willian Deming deixa claro a proposta de solução do business analytics: analisar dados por métodos estatísticos e quantitativos para auxiliar e agilizar a tomada de decisão dos gestores. Tomar decisões baseada em dados confiáveis, com métodos de previsão e projeção, garante aos negócios a agilidade necessária para prevenir e solucionar problemas.
Quando os dados entre departamentos são consolidados em uma única fonte, eles sincronizam todos os processos de ponta a ponta. Isso garante que não haja lacunas nos dados ou na comunicação, agregando benefícios como:
Melhora da eficiência na alocação de recursos e esforços da empresa
Aumento da confiabilidade das informações
Relatórios de Gestão em tempo real
Otimização dos tempos de reunião
Agilidade na tomada de decisão